9 de julho de 2007

Burro velho não aprende línguas

[…]muita gente da tribo político-cultural da direita chegou bem mais depressa à democracia prática que muitos proclamados democratas da democracia vanguardista que pensam que o antifascismo de há mais de vinte e cinco anos tem de ser superior à livre manifestação da vontade popular através do efectivo sufrágio universal,[…]

Os democratas da democracia pluralista não precisam de pedir certificados de democrata a certos antifascistas de antanho que, depois da democracia restaurada, tentaram impor um novo totalitarismo […]

Confundir defensores da democracia com simples antifascistas, pode ser confundir o trigo da seara democrática com muito joio de má memória […]

Adelino Maltez escreve sempre sábias e acertadas palavras. Os excertos acima transcritos referem-se a um indivíduo que diz não aceitar lições de democracia de ninguém.

Alberto Martins esconde-se por detrás de um mito, o mito do “peço a palavra” quando interrompeu o discurso de Américo Tomás na inauguração do edifício das Matemáticas em Coimbra. O mito da greve académica de 1969 onde os estudantes se ergueram contra a “ditadura fascista”.

O que Alberto Martins gosta de escamotear é o facto de para a greve ser efectiva necessitou de organizar piquetes que impediam qualquer aluno que não aderiu de se aproximar da Universidade, recorrendo ao murro e pontapé, aos alunos e à rapadela de cabelo às alunas.

Alberto Martins em 1969 acreditava naquilo que ainda hoje acredita, “Viva a Democracia, mas ai daquele que discorde de mim”.

Existe ainda um acontecimento que Alberto Martins não gosta de recordar. A famosa audiência que Américo Tomás concedeu à Associação Académica e onde Alberto Martins e os outros membros se prostraram em vénias de absoluta submissão, numa atitude que até embaraçou Américo Tomás de tão pouco usual que era.

Eu concordo plenamente com Alberto Martins, pois já diz o velho ditado “Burro velho, não aprende línguas” e ele já é suficientemente “velho” para não aprender a linguagem da democracia.

Sem comentários: