24 de outubro de 2006

Canalhisses

A revelação por parte de um blogue anónimo, na verdadeira acepção da palavra, tão anónimo que nem pseudónimo usa, de que o romance "O Equador" de Miguel Sousa Tavares, tinha partes supostamente plagiadas do Romance de Dominique Lapierre e Larry Collins "Esta noite a Liberdade" é mais próprio de um canalha invejoso do que alguém preocupado com a autenticidade daquilo que os leitores prtugueses lêem.
Se MST plagiou o Livro de Lapierre/Collins não sei, não li nenhum, mas quem se preocupa com os direitos de autor não faz acusações sobre a capa do anonimato. Pura e simplesmente escreve para a editora do original a relatar os factos, as directivas da União Europeia e os tribunais farão o resto.
Sei de uma caso que envolvia um grande autor de Lingua Portuguesa cuja editora fazia tiragens de 20 000 exemplares de edições só com 10 000. Uma pessoa minha conhecida ao aperceber-se do facto, não realizou qualquer denúncia anónima, enviou todos os dados para os seus herdeiros, os quais tomaram as devidas providências.
Já bem dizia Alexandre O´Neill - "Neste país de diminutivo, RESPEITINHO é que é preciso"

Sem comentários: