23 de setembro de 2004

Uma boa oportunidade



Parece que os britânicos já não são o que eram. A tradicional caça à raposa vai ser proibida na Grã-Bretanha em 2006.
A cultura britânica cedeu perante o ataque dos politicamente correctos e assépticos amiguinhos dos animais que encontraram na bacoquice do primeiro-ministro Blair um grande aliado.

No entanto esta estupidez britânica poderá ser uma boa oportunidade para Portugal.

O preço médio por pessoa, de uma caçada à raposa, oscila entre os 4000 e os 8000 € (800 a 1600 contos dos antigos). A partir de 2006, várias dezenas de milhares de praticantes desta caça deixarão de ter locais para a praticar.

De uma maneira geral estes caçadores são pessoas do escalão económico-social mais elevado, extremamente exigentes, consumidores de objectos de luxo e não olham a despesas no que respeita a serviços de qualidade.

A organização de caçadas à raposa em Portugal (nomeadamente no alentejo) pode ser uma excelente meio de oferecer um produto turístico de elevado nível, o qual chamaria "turistas" de elevadissímo poder económico (Um só destes turistas, vale por 1000 turistas ingleses do algarve).

O Alentejo tem tudo o que estes caçadores desejam:
tem caça;
tem uma oferta hoteleira de alto luxo importante (Pousadas);
tem grandes propriedades;
o terreno é o ideal para as matilhas de cães e cavalos;
tem cavalos de grande gabarito;
tem uma oferta de produtos distintos e de elevada qualidade (Vinho, Porco preto, presunto pata negra);
os acessos aos aeroportos são rápidos;
tem uma paisagem e um urbanismo imaculados.

Se um turismo de qualidade é uma das nossas apostas, então temos de aproveitar esta oportunidade. Este é um trabalho para todos, autarcas, proprietários, criadores de cavalos e não há problemas de organização, pois pessoas que saibam organizar este tipo de eventos não vão faltar, em 2006 eles vão estar desempregados em Inglaterra.


Só se formos incapazes é que podemos perder uma oportunidade destas.

Sem comentários: