7 de julho de 2011

Euronews - Europarlamento

6 de julho de 2011

Tudo o que é em demasia….



A proposta de uma organização radical feminista de nome UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) de criminalizar o piropo, arrisca-se a cobrir de ridículo a organização e fazer com que outro tipo de lutas (Como encarcerar durante umas boas décadas os broncos que matam a mulher por terem acordado mal-dispostos) também seja encarado com uma leviandade prejudicial às mesmas.

Uma Pérola feminista destas só pode vir de um agrupamento de mulheres tão feias e mal jeitosas, que nunca na sua vida, ouviram piropo, nem sequer um “rasca”!
Surpreende-me que esta organização tenha dado o Aval a uma “Slut Walk”, quando há 35 anos atrás queria proibir as “Vamps – Nome então dado pela esquerda a uma mulher bem vestida e charmosa”, que considerava um estereótipo a abater tal como a figura da “dona-de-casa”.
Concordo inteiramente com Manuel António Pina - Pretender considerar um piropo, tipo, “se tu fosses uma chávena eu mataria para poder ser o teu pires!”, ou até o inócuo “essa saia fica-te a matar”, como um insulto e uma ofensa, é tão estúpido como a decisão de um juiz em atenuar a pena de um violador porque a vítima estava de mini-saia na coutada do Macho Latino!
E se atendermos a este poema de Vinícius:

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
Caminho do mar

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado
É mais que um poema
É a coisa mais linda
Que eu já vi passar

Ah! porque estou tão sozinho
Ah! porque tudo é tão triste
Ah! a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha

Ah! Se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho
Se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor

Será que a UMAR pretende prender João Gilberto se este ousar cantar aquele piropo conhecido por “Garota de Ipanema”. Será que os livros de Vinícius de Moraes acabarão proibidos e queimados numa pira pela UMAR?

5 de julho de 2011

Adeus à "Espanhola"

A CP anunciou o fim da ligação Porto-Vigo a partir do próximo Domingo.

É uma decisão que se adivinhava, pois quando um comboio leva 3h19 minutos a fazer cerca de 160 km (Pelos carris), enquanto uma camioneta de carreira demora 1h30 a fazer o percurso de 145 km por estrada, não é difícil prever qual é o meio de transporte que vai acabar!

Se a isto juntarmos o amor que as forças vivas da região têm pela linha do Minho, que incluso levou ao malcriado, que governou Viana do Castelo até há dois anos atrás, a propor a sua substituição por um "Metro de Superfície" nada nesta noticia é para admirar.

O resto da Linha do Minho também vai pelo mesmo caminho pois por a circular em pleno século XXI comboios com a velocidade média de 50 km/h (os interregionais) ou 40 km/h (os regionais) quer apenas dizer que é uma linha para fechar.

4 de julho de 2011

Passos escreve direito por linhas tortas

Não sei se tudo foi pensado de início, mas o resultado da aventura Nobre foi, para o PSD uma excelente estratégia vitoriosa para as presidências de 2016.

A carreira política de Nobre e o seu inconfessado mas previsível desejo de suceder a Cavaco Silva acabaram hoje com a sua renúncia ao mandato. Se Nobre já tinha perdido parte do seu eleitorado, quando se decidiu candidatar pelo PSD, acaba de perder os últimos que lhe foram fieis.
Quem não consegue honrar um mandato no parlamento, muito menos conseguirá honrar o lugar de chefe de estado.

Assim, o PSD vê desaparecer a maior ameaça à eleição de um presidente apoiado por si em 2016 e fica com um forte candidato – Durão Barroso (Ficará livre da Comissão europeia em 2015) e se os ventos não estiverem de feição a este candidato, tem Assunção Esteves na manga para ser lançada na corrida. Esta, que com toda a certeza irá ter um excelente desempenho à frente do Parlamento, e é uma mulher inteligente, para que nestes próximos 5 anos manter uma postura pouco comprometida com os possíveis insucessos governamentais e assim aparecer aos olhos do Portugueses como a “Escolha Óbvia” para Belém!