31 de maio de 2008

Contra o Sistema

Dia 9 de Junho, em princípio, realizar-se-á a primeira sessão do julgamento de António Caldeira que responde por crime de difamação sobre a pessoa de Paulo Pedroso.

Parece que a Máfia Pedroso já montou o circo, encomendando um programa da SIC sobre os blogues que passou na semana passada.
Agora, Paulo Pedroso, resolveu apresentar como testemunhas Ferro Rodrigues, Vieira da Silva, António Costa, Jorge Sampaio, Jaime Gama, José Miguel Júdice, Manuel Alegre, Almeida Santos, Vera Jardim, António Guterres, Mário Soares e José Sócrates.

A meu ver é um erro crasso.

Paulo Pedroso transformou o julgamento de uma questão meramente pessoal num julgamento do Sistema que nos explora contra a pessoa de António Caldeira, que assim passa a ser o representante de todos aqueles que, de uma vez por todas, querem dar uma devida vassourada na corja que nos governa.

Vamos dizer não ao Sistema que nos pisa e explora. Vamos apoiar António Caldeira

30 de maio de 2008

Minho

A propósito de um postal do Repróbo sobre o Minho, no qual ele publicou excertos de um livro de Christian de Caters, eu aproveito para ilustrar o seu postal com uma fotografia dos meus arquivos, tirada nos anos 20 do século passado, quando a indústria turística ainda não tinha colocado a "canga de ouro" no pescoço das lavradeiras de Viana.

Lavradeiras - Afife 1928

Sobre o Traje à lavradeira, escreve Leite de Vasconcelos em 1917.

Para a igreja, principalmente em dias solenes, o trajo muda: calçam chinelas pretas com um laço na parte superior e as mais das vezes são cheias de ramalhetes de algodão de várias cores; meias de cor, geralmente tecidas por elas; vestem quatro e cinco e quantas vezes seis saias brancas de linho com folhos de morim, com um pequeno bico de croché; por cima destas, um saiote de pano vermelho com duas barras estreitas de veludo preto e, por cima de tanta saia e saiote, vestem a saia de baeta preta, também com barras de veludo, avental do mesmo tecido com um folho de cetim, chambre de cor com guarnições garridas e lacinhos na frente; três, quatro e cinco fios de contas,grilhões em enormes medalhas de ouro, onde colocam os retratos dos seus “tones” (namorados). Das orelhas pende um ou dois pares de argolas grandes.
O penteado é com uma poupinha à frente, muito brilhante devido à banha de porco que elas usam, caindo sobre a testa caracóis ou cachos, que elas fazem com o auxílio de um rabo de garfo; lenço na cabeça completamente variado nas suas cores e cheio de enfeites.
E agora a pergunta para avaliar o grau de conhecimento sobre o Minho:

Qual a origem do lenço que as lavradeiras usam na cabeça?

Será que a Cristina sabe?

28 de maio de 2008

Com Bambos e Bembas, um País com Bimbos caminha para o mês dos Bombos

Jean Pierre Bemba foi preso na Bélgica, com um mandado do Tribunal Penal Internacional. No ultimo ano, Bemba viveu na sua luxuosa vivenda na Quinta do Lago.
Ana Gomes levantou imediatamente a sua voz contra o facto de Bemba ter vivido este ultimo ano em território nacional sem que o governo tenha mexido uma palha sequer.
É estranho Ana Gomes falar só agora, pois sendo uma pessoa muito atenta às noticias, sobretudo aquelas que dizem que Portugal faz fronteira com o Iraque e Cuba, não tenha lido, visto e ouvido, as notícias de há um ano atrás, quando Bemba desembarcou no Algarve.

Hoje, o Professor Bambo (ler Bámbô), generoso cliente das páginas de classificados dos Jornais de Portugal, foi constituído arguido sob suspeita de burla e extorsão. Não sei se será ainda acusado de publicidade enganosa, pois o "vidente" Senegalês não foi capaz de prever o seu próprio futuro.

É caso para se dizer Karamba pá.

E assim vai este país cheio de Bimbos, a caminhar para o mês dos Bombos.

Toca a Rufar!

26 de maio de 2008

Arte Pública

O meu amigo Medina Ribeiro torce o nariz à instalação que Joana Vasconcelos realizou na Torre de Belém.

Pessoalmente acho que a a forma original da torre se presta a uma intervenção mais interessante que um colar de contas Hippie, mas como princípio acho que a realização de intervenções em monumentos nacionais desde que não ofusquem totalmente o monumento deva ser mais promovida.
As fotografias que abaixo coloco foram tiradas na cidadela de Jerusalém, monumento com quase 3000 anos e uma importância histórica mundial bastante superior ao da Torre de Belém.
Não sei se a intervenção é temporária ou definitiva, mas sinceramente gostei.

O Festival

Ao fazer Zapping passei pelo Festival da Eurovisão. Coisa que julgava extinta há muito.
As musicas que ouvi fizeram-me suspirar por António Calvário a cantar "Oração", coisa que nunca julguei ser possível.

O José Milhazes escreveu um excelente postal sobre o assunto.

Deixo-vos com uma das melhores canções de sempre do festival da Eurovisão, quando este fazia parar a Europa inteira e que venceu a edição de 1964, a mesma onde Calvário obteve ZERO pontos.

Gigliola Cinquetti - Non ho l'tá

24 de maio de 2008

Sem Palavras

No postal "Seria Deus um mestre bonecreiro" coloquei uma animação feita pelo método "Stop Motion". Nesta técnica, movimenta-se os bonecos ligeiramente e fotografa-se cada movimento. O filme resultante dará a ilusão que os bonecos se mexem.

É uma técnica trabalhosa e geralmente é feita em estúdio.
Mas já imaginaram fazer ao ar livre nas paredes de um prédio?
Simplesmente espectacular.

Visto no Obvious

22 de maio de 2008

Maus Augúrios

Ainda a procissão vai no Adro, mas ver Scolari a cantar "uma casa Portuguesa" em Dueto com o inenarrável Roberto Leal, não augura nada de bom para a Campanha da Selecção.

Sobre ameaças pouco anónimas

Num postal escrito há 3 anos, em que rejeitava as actuais cores carbonárias que desde 1910 conspurcam o pavilhão nacional que para mim será sempre Azul e Branco com o escudo coroado, recebi anteontem este comentário em tom de ameaça
Este atrasado mental, cobarde é ainda BURRO, pois desconhece em absoluto que isto de anonimato na internet é tudo treta.
Em menos de 2 minutos fiquei a saber que este energúmeno se chama Armando de Oliveira Lopes e possui o seguinte mail deoliveiralopesarmando@hotmail.com e a localidade onde habita.
Depois de recuperado, pensarei melhor no que fazer a este monte de lixo.

Romaria Laranja

Em preparação para uma intervenção cirúrgica não tenho acompanhado a romaria do PSD. Algo me diz que não tenho perdido grande coisa.

Apesar disso parece-me que Pedro Passos Coelho, contra todas as expectativas, vai ganhar.

Serviços mínimos

Por motivos de uma intervenção cirúrgica que vou sofrer na próxima Sexta-Feira, este blogue encontra-se em serviços mínimos

20 de maio de 2008

Seria Deus um mestre Bonecreiro?

17 de maio de 2008

Este Blogue declara-se.....

CALVINISTA RADICAL

14 de maio de 2008

Palavras para quê?

São manifestamente malévolas e sectárias muitas das apreciações que correm entre nós sobre a situação política angolana. Desde o fim da guerra civil tem havido notórios progressos na institucionalização democrática. Existe um parlamento pluripartidário, um estatuto de protecção da oposição, liberdade de imprensa, liberdade de religião, liberdade partidária, liberdade de deslocação e de residência, etc. Não existem presos políticos. Estão previstas para breve eleições legislativas e presidenciais, instaurando a normalidade democrática no País. A própria situação económica e social melhora de dia para dia, pese embora a escandalosa ostentação da riqueza do mundo dos negócios e da elite de Estado e a extrema pobreza dos bairros periféricos de Luanda. Seja como for, em termos africanos, Angola exibe uma estabilidade e uma abertura política invejáveis. Apesar dos seus apoios nos media, nem tudo o que interessa ao tradicional lobby anti-MPLA entre nós (com raízes na descolonização...) tem a ver com os interesses de Angola nem com os de Portugal.
Não, caro leitor. O que leu em cima não é um editorial bem educado do Jornal de Angola. O que leu em cima é a opinião do professor Vital!
Palavras para quê?
Nota: Para mim Bob Geldof, não passa de um mero "Vendedor de Indulgências". Mas na semana passada falou, e falou bem!

De volta

Após alguns dias de paragem, por por o seu autor ter estado em peregrinação em Fátima, este Blogue retoma o seu curso normal dentro de momentos.

8 de maio de 2008

60 Anos



Hoje cumpriram-se 60 anos da fundação do Estado de Israel. Israel de hoje é um estado que se pode orgulhar de ter sido construído quase a partir do Zero, com resultados assinaláveis.
Quando visitei Israel vi um país como qualquer outro país europeu, mas com uma assinalável diferença.
Esta diferença não residia na força do seu exército, nada aparente para quem passeia pelo país e contacta com os militares;
Esta diferença não residia nas várias religiões que nele coabitam;
A grande diferença que encontrei em Israel foi a facto de não ter visto um pobre, um pedinte, um drogado, um arrumador de carros, um carro de luxo, um rico...
Em Israel vi o pais mais igualitário que me lembro, onde toda a população tem um nível de vida muito similar, com um elevado nível de educação e civismo, que se pode comprovar in-loco no facto de que todos possuem uma arma, mas o nível de criminalidade é mesmo muito baixo.
Quando estive em Israel senti-me no local mais seguro do mundo, em todos os sítios, nos Bairros árabes, cristãos e judeus, de dia e de noite.

Israel é quase um grande pequeno país. Espero que consiga alcançar a paz definitiva.

6 de maio de 2008

Nostalgia

Graças ao amigo João Távora, o passado visitou-me hoje.
Confesso que os Meninos Rabinos já estavam arquivados nos confins do cérebro, provavelmente numa disquete flexível de 5 e 1/4 de 360K (para um jovem isto é tão estranho quanto os Rabinos). Subitamente veio-me à lembrança as 21h30, quando os meninos apareciam logo a seguir ao fim do Telejornal

Mas como o João apenas colocou uma imagem, eu fui à procura do filme completo e pela primeira vez vi os Meninos Rabinos a cores.

Aqui estão eles

6 Abruptos anos

O Abrupto faz hoje, dia da fundação do PPD, 6 anos de existência.

Pode-se criticar Pacheco Pereira, mas temos de reconhecer que foi graças a ele que a blogoesfera deixou a sua infância e entrou na fase da maioridade e da influência.

Como dizia a saudosa Hermínia Silva

Vamos embora Pacheco!

Para a Zazie

ADORO, ADORO, ADORO

O Cocanha é um dos melhores blogues de Portugal e faz hoje 3 anos.

Parabéns Zazie!

Mas como um aniversário não pode ficar sem prenda, aqui vai uma prenda para a Zazie e para o Masuranho coxo.


UMA GÁRGULA JAVARDA

4 de maio de 2008

Lá em Praga não tem disso não?

Outro dia, como um cidadão da República Checa me explicasse que tudo por lá é bagunça, corrupção e sem-vergonhice, mostrei-lhe duas fotos: na primeira o nosso ministro da Cultura beijava na boca o cantor Lulu Santos, na segunda a esposa do mesmo ministro se esfregava no governador da Bahia e respectiva primeira-dama – tudo isso em público, e subsidiado pelo dinheiro do contribuinte.

Meu interlocutor arregalou os olhos e deu-se por vencido:

-- Lá em Praga não tem disso não?

Olavo de Carvalho via Perspectivas

Dia "Castrólico"

Hoje foi dia de uma incursão amiga da Barriga à Ovibeja.
Com provas de vinhos, presunto, paios, queijos e torresmos, o meu "Cástrol" deve ter batido o recorde.
Natureza morta Alentejana

Como não podia deixar de ser, aproveitei as promoções da casa Pata Negra com os premiados "Herdade das Barras" e "Serros da Mina" para acompanhamento.

Acho que não vão durar muito .....

2 de maio de 2008

Maio, Maduro Maio

O indivíduo que aparece na foto de sorriso trocista é, como a foto indica, um perfeito idiota. Um idiota chamado Cohen Bendit e que foi uma figurinha preponderante há quarenta anos atrás, quando subitamente e sem razão aparente os estudantes universitários de Paris desataram a atirar pedras à polícia.
Sobre as causas do Maio de 1968 não vou dissertar, tudo o que se disse ter dali saído é uma efabulação construída a posteriori por alguns que nele participaram e sobretudo por aqueles que não tendo participado, afirmam a pés juntos ter lá estado.
Para mim tudo não passou de um arrufo de estudantes entediados que acharam em atirar pedras polícia era um divertimento giro. (E eu próprio acho que naquelas idades deve ser bem divertido).
Mas voltando à fotografia. Ela capta a verdadeira essência do Maio de 1968 e seus personagens. Cohen Bendit faz aquele sorriso trocista porquê?
Porque sabe que nada lhe acontecerá! E de facpo nada lhe aconteceu, nem mesmo quando 4 anos mais tarde apareceu a defender a pedofilia, numa entrevista a dar beijos a uma miúda de 12 anos.

Caso Cohen Bendit fosse Português nunca teria feito a mesma coisa. Porque caso o fizesse já saberia que as autoridades nunca seriam passivas como as francesas o foram. Com aquele sorriso trocista, o resultado seria uma comissão na Guiné.

Por isso mesmo acho que os cábulas de Coimbra que em 1969 fizeram uma greve aos exames, foram 1000 vezes mais valentes que os Parisienses que em 1968 vieram para as ruas dizer que casar, ter filhos e ganhar muito dinheiro não era vida para ninguém.

Estava tanta coisa em jogo no Maio de 1968 que, quando abriu a época de exames. os estudantes voltaram todos encarneirados para as salas de aula estudar.
Em Junho, realizou-se a maior manifestação popular a seguir à libertação, liderada por André Malraux, veterano da guerra de Espanha, veterano da resistência, que juntou mais de dois milhões de Franceses nos Campos Elíseos. E no final do mês, o General de Gaulle, que os manifestantes desejavam derrubar, ganhou as eleições legislativas com a maior maioria absoluta da história da França (80% dos deputados eleitos - 391 contra 93).
Estes dois factos são omissos na historiografia esquerdista do Maio de 68)

Só uma ultima ressalva acerca do idiota de nome Cohen-Bendit. Ele era filho de judeus alemães, que se refugiaram em França fugindo de Hitler. Muito provavelmente se o General de Gaulle não tivesse existido, também Cohen-Bendit nunca teria nascido. Uma prova que a esquerda morde sempre a mão de quem lhe dá de comer.